segunda-feira, 19 de março de 2012

Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) - 1902


     Sério, eu acho que nunca dei tanto valor à internet como estou dando nesse momento. Graças a ela eu consegui ver um curta de 110 anos atrás. Não sei se vocês fazem ideia do quanto isso é louco. 
      Esse curta com cerca de 14 minutos, mostra um grupo de estudiosos que resolvem ir a Lua. Constroem um foguete, que mais se parece com uma bala de revólver, que é lançado em direção a Lua, que é um tanto quanto antropomórfica com olhos, boca e tudo mais. Lá os 6 passageiros se deparam com uma realidade diferente e com seres que os apisionam e os levam para o seu reino. Depois eles conseguem escapar e voltam para a Terra.


    Essa produção é considerada como a mãe do que depois viria a se desenvolver como a ficção cinetífica. Ela impressiona pela qualidade, para a época dos efeitos especiais e suas inovações. Mèliès, que é o produtor/diretor/ator do filme, foi ator de teatro e mágico, e sempre teve vontade de trazer a magia e mistério de uma de suas profissões para dentro das telas, e foi assim que ele começou a ter suas ideias cinematográficas.
 

     O curta é inovador desde o momento que ele faz efeitos de fade in e out entre as cenas, as bombas de fumaça,  o cenário, e principalmente em sua colorização que foi feita a mão e quadro por quadro.
Sem palavras!

P.S.: E pra quem tiver aquela preguiça de pesquisar como eram feitos os efeitos pode assistir A Invenção de Hugo Cabret, que conta um pouco da história de Mèliès e como ele fazia seus filmes, não chega a ser um documentário, mas é uma breve referência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário