quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dia & Noite (Day & Night) - 2010

    

    Seguinte pessoas. Depois de quase dois meses sem escrever um post, por falta de tempo e outros motivos, enfim, eu volto pra falar sobre o meu curta de animação preferido. 
     Eu o assisti quando fui ver Toy Story 3, ele passou antes do filme começar e eu simplesmente me encantei pela simplicidade, genialidade, sensibilidade, muitos "-ades"...
      Aqui está ele, assistam em HD e fullscreen!


    Posso parecer muito criança, ou besta mesmo, não sei. Mas gente, sou o único que me diverti com esse curta?
     Sem mais, vamos falar sobre minhas opiniões e percepções. O curta traz uma dualidade que me encanta. O dia não existe sem a noite, e vice-versa. E mais do que isso, um existe em função do outro. E isso é muito bonito. Tem até uma música que o Lulu Santos canta, chamada Certas Coisas, e logo no início se ouve o seguinte: "Não existiria o som se não houvesse o silêncio / Não haveria a luz se não fosse a escuridão". Esse confronto acontece em todos os momentos da nossa vida, e o caso mais clássico é o amor e o ódio.
     Mas essa ligação é tão interessante, que em certo momento as coisas se misturam e o um vira o outro e o outro torna-se o um. Cada parte desse desse "dueto" deve aprender a conviver com a sua antítese, pois afinal um está inserido no outro. 
     Sem mais filosofias, falando mais da parte técnica, é nitida a simplicidade da ideia, que ambos os personagens, estão sozinhos em qualquer que seja o espaço onde estão inseridos, e as coisas acontecem dentro deles, o que eu entendo como eles mesmos sendo a Terra. A qualidade da animação é absurda, e por vezes pensei que esses personagens poderiam gerar um filme com um aspecto dual, em que duas histórias acontecem na mesma tela, ao mesmo tempo, e em determinada cena, elas se unem, e depois voltam a se separar. Coisas loucas da minha cabeça, mas eu pensei em um filme de romance, de amantes que estão separados pelo tempo. Juro que vou parar de fumar 
     Acho que falei demais, e coisas repetidas, mas porque é difícil exteriorizar meu sentimento por esse curta. Eu simplesmente, assisto, assisto, e assisto de novo, e nunca me enjôo.
      É isso gente, espero que tenham gostado. E promete que vou tentar escrever mais. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário