domingo, 11 de março de 2012

John Carter: Entre Dois Mundos (John Carter) - 2012


    Após um pequeno mal entendido, e uma grande falha, eu resolvi dar uma melhorada no post. Fui lembrado por um amigo que o filme é baseado em uma obra de Edgar Rice Burroughs, mesmo autor de Tarzan, e uma das grandes marcas dele, é que normalmente seus livros eram quase ensaios sobre sociologia, porém escritos de maneira lúdica.    
     John Carter é um veterano de guerra, que vivia a procura de cavernas de ouro. Certo dia ao entrar em uma, mata um homem que estava dentro dela e pega um medalhão que estava em sua mão, e inexplicávelmente é transportado para Marte, ou como é chamado no filme de Basroom. Lá ele se depara com a dificuldade de adaptação com a gravidade que é diferente da Terra, e sem querer cai na mão de uma tribo que acredita que ele possa salvar o planeta deles de uma guerra civil, e destruição de todo seu povo.
     Estava super ansioso pra ver esse filme. Primeiro porque sabia que ia ser uma superprodução e segundo porque é o primeiro filme da Pixar gravado em live action. E pensando que o diretor é o Andrew Stanton, que eu tanto gosto, e foi diretor de Procurando Nemo e Wall-e, imaginei que ele não faria uma obra ruim, logo em sua estréia nesse estilo de filme.


      Fui ao cinema imaginando uma coisa e voltei achando outra. Na verdade, não vi nada de muito especial no filme, e por vezes o achei repetitivo e com uma narração um pouco lenta. Fora que pra mim foi quase um mashup não sei se esse termo é aplicado ao cinema. Personagens e criaturas que parecem ter vindo do filme Avatar, porém fui atentado por um amigo que James Cameron já admitiu que Pandora foi toda baseado na obra de Edgar, mas para quem não conhece esse fato, assim como eu, é surpreendido com essa semelhança. Desertos que parecem do Star Wars, e uma cena que visualmente ficou muito parecida com cenas do filme Gladiador, e a "arena" faz claras referências ao Coliseu. E as semelhanças não param por aí, fora os personagens, a semelhança com Avatar também está no enredo, do protagonista conseguir viver em um "mundo paralelo" e também de querer salvar o mundo dos outros e não o dele vai entender né!. Pra variar ele se apaixona por uma biscate muito gata mulher em Marte, e juntos conseguem salvar tudo. Uhuuuuuul só que não. A similaridade entra no mesmo contexto das criaturas e personagens, quem copiou tudo foi James Cameron.

Proporção de altura entre o humano e os N'avi verdes e com quatro braços
      Mas agora vamos falar das coisas boas. Fotografia muito bonita das cenas em Marte. Efeitos visuais que foram muito bem feitos. Um personagem muito carismático, um cachorro/monstro. Trilha sonora que por vezes me lembrou Star Wars e tal, mas mesmo assim conseguiu me impressionar pela sensação de grandiosidade. E agora o melhor, o final foi realmente bem bacana e bem pensado, nada muito complexo, porém fiquei surpreso com a criatividade.

Personagem mais carismático
     Meu amigo, que já leu o livro, disse que a história foi um pouco modificada pra variar o que ao meu ver pode ter tirado um pouco do encanto da história, pelo menos pra mim. Mas esse fato fez com que eu me interessasse mais ainda pela obra de Edgar, já que já li Tarzan e achei ótimo.   
    O filme me desapontou bastante, mas acho que vale a pena assistir mais pelos efeitos e músicas. Acho que o pior foi a adaptação do roteiro.

P.S.: Nem compensa assistir em 3D.
P.S.2: Valeu Diogo Lins por ter puxado minha orelha em não ter atentado que o filme era uma adaptação.

Um comentário:

  1. Vi o filme ontem. E realmente, a personagem carismatica Wolla (acho que era esse o nome) é uma criaturinha fofa que eu queria pra mim. Fui ver o filme sem muita expectativa, pois tinha visto o trailer e achei um tanto qnt viajante, mas fui ver. Achei interessante, ficticio e realmente as cenas estao muito ligadas ao filme Avatar e do Gladiador. Quando vi a arena na hora pensei no coliseu. Mas achei interessante. Gostei da fotografia, enredo,figurino (principalmente da princesa que é sucesso de corpo por sinal), mas em alguns momentos os efeitos especias deixaram a desejar. No primeiro momento em que ele pula ficou meio fake, mas acho que foi primeiro impacto, depois ficou de boa por saber o motivo dos pulos. Mas o final eu achei GENIAL. Fiquei de boca aberta. Nao poderia pensar que poderia ser daquela forma, depois de anos de busca acabar daquele jeito. Curti e recomendo. ;]

    ResponderExcluir