domingo, 4 de março de 2012

A Separação (Jodaeiye Nader az Simin) - 2011


    Fui ao cinema assistir O Artista, mas por culpa do CorreioWeb não vi, porque o filme nem tava passando no cinema oi? Mas foi um equívoco bacana porque fazia algum tempo que não assistia um filme que não fosse americano ou em língua inglesa, e me surpreendi com a produção.
      O filme que foi vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro, Oscar e Urso de Ouro, conta basicamente a história de como já diz o título, um casal em separação. Calma gente não é só isso. Simin quer se mudar do Irã porém o marido Nader não quer, porque seu pai está sofrendo de Alzheimer, então ela pede o divórcio. Mas o drama todo está mais focado na culpa que a separação tem em um acidente que acontece com a mulher que cuidava do pai de Nader, e ela perde o bebê. É interessante como esse fato pode envolver toda a família em uma teia de mentiras e chantagens.
     Por ser um filme iraniano, já me chamou a atenção porque já havia assistido um, que não lembro o nome agora, e tinha gostado muito. E esse também me agradou muito. Confesso que por horas o achei um pouco sonolento e devagar, mas o enredo e o roteiro são realmente incríveis, com uma complexidade razoável e um lado de ter grandes reviravoltas e vários núcleos que se unem em uma única história.
     Outro ponto é que o filme é muito bem atuado. Apesar de não conhecer os atores, percebi que são muito bons  e que realmente pareciam viver a vida dos personagens.

Simin e Nader
       Existe apenas uma única música no filme inteiro (nos créditos finais) isso fez com que a realidade fosse retratada de maneira mais real esquisito isso porque se você for pensar na sua vida, são poucos momentos que você está discutindo, e toca uma top música dramática e tal. E olha que eu sou quase um fanático por trilhas sonoras, mas nesse filme o não uso de música deu um resultado muito bom!
       Acho genial a capacidade dos iranianos escreverem dramas tão bons, sinto falta disso no cinema brasileiro.

Um comentário:

  1. Bom saber Vini, estou louca pra saber como é o filme, justamente por fugir do contexto "filme americano". ;) Valeu pela dica!

    ResponderExcluir