terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl With the Dragon Tattoo) - 2012


          Eis que me deparo com uma das maiores decepções cinematográficos de muitos tempos.
      Li toda a coleção Millennium em poucos dias, pois simplesmente não conseguia parar de ler. O suspense, drama, momentos de aflição, fizeram com que eu, mais uma vez, me espantasse com a maneira dos suecos escreverem e te envolveram na trama da história. Por vezes muito violentos e brutais, e por outras com uma carga dramática emocional muito grande, os escritores suecos chamaram a minha atenção.
        Mas tudo isso que acontece no livro, simplesmente não é visto no filme, que apesar de ser uma bela produção com uma fotografia excelente, não conseguiu me deixar com os olhos grudados na tela, e por momentos foi até itediante. Os créditos iniciais com uma música forte e pesada, por vezes me lembrou 007, e isso engana o espectador, achando ele que verá grandes cenas de ação e suspense. É triste falar assim de uma coisa que você esperou por muito tempo, mas é a verdade. Mas para lembrar que apesar dos pesares, a atuação de Rooney Mara como Lisbeth Salander, uma das protagonistas do história, foi excelente, sendo indicada até ao Oscar!

Rooney Mara

    Uma ideia para quem ainda não assistiu, é assistir a versão sueca! Apesar de não ser uma superprodução, me impressiona bastante pelos detalhes e pela fidelidade ao livro, que foi perdida na versão americana. E lembrando também que já existem as três adaptações dos três livros na versão sueca!


Um comentário:

  1. BOOM na minha cara logo na primeira frase! Eu não vi o filme, então valeu pela dica. Interessante o alarde que tá fazendo. né? Meu palpite é que o cinema americano (e a própria cultura) não tem muito desse tipo de história tensa (vide aquele Let the right one in, que é sueco tb) e quando aparece uma eles ficam OMG QUE COISA BOA, mas nem é.
    Pior ainda que como tem uma outra versão melhor adaptada nem dá pra usar a desculpa de que são meios diferentes.

    ResponderExcluir